quinta-feira, 12 de maio de 2016

Senado suspende mandato de Dilma; Novo governo deve assumir hoje


Às 6h35 desta quinta-feira, o Senado Federal decidiu pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff. O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou o resultado: 55 votos a favor do processo e 22 contra e apenas uma abstenção. Com isso, a presidente Dilma fica afastada por 180 dias e quem assume é o vice-presidente, Michel Temer.
Eram exatamente 2h35 quando o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) fez o seu pronunciamento na tribuna do Senado, consolidando matematicamente a aprovação do processo de impeachment e o conseqüente afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT). A votação do relatório do senador Antonio Anastasia entrou pela madrugada desta quinta-feira, 12, mas até o fechamento desta edição já era possível afirmar que Dilma seria afastada.
A ascensão do vice-presidente Michel Temer (PMDB) está prevista para a tarde de hoje. Ele ficará no cargo, provisoriamente, por até 180 dias, enquanto durar o julgamento de Dilma no Senado, que será presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski. Caso seja confirmada a condenação da presidente afastada, por crime de responsabildiade, Temer assume o mandato definitivamente.
Cada senador teve direito a falar por até 15 minutos, o que estendeu por mais de 20 horas. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) chegou a apresentar requerimento para reduzir esse tempo em cinco ou 10 minutos, mas o líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), criticou a medida. Sem consenso, o presidente do Senado, Renan Calheiros, decidiu não colocar o pedido de Raupp em votação.

Os parlamentares favoráveis ao impeachment de Dilma destacaram a responsabilidade da presidente na crise econômica do País. Segundo eles, a gestão fiscal do governo destruiu os fundamentos da economia. “O que estamos fazendo hoje é interromper esse ciclo danoso, que começou o processo populista e bolivariano”, afirmou o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO).

0 comentários:

Postar um comentário